Ela estava exausta, com frio e sem tempo – até que a pessoa mais gentil salvou sua vida.
No início desta semana, um homem que trabalhava em uma casa na Carolina do Sul ouviu um barulho vindo de uma lata de lixo que havia sido deixada aberta. Ele decidiu dar uma espiada lá dentro, e viu a coisa mais dolorosa: um gambá saltou para dentro da lata à procura de comida e acabou ficando preso em um mar de água da chuva que enchera a lata pela metade. Ela não tinha como voltar sozinha.
O homem contatou Beth Sparks, fundadora e co-diretora do The Opossum Pouch Rescue , que falou sobre o que fazer até que ela pudesse chegar lá. Ele pegou o animal estressado e colocou-a em uma lixeira vazia enquanto Sparks corria para o local. O pequeno gambá estava apavorado. Mas sua luta de um dia estava finalmente acabada. Levaram o animal ao centro de resgate, onde a equipe a examinou e lhe deu alguma comida.
“Ela tem uma descarga nasal, que nos preocupa pode ser pneumonia ou o começo dela, com água nos pulmões”, disse Sparks ao The Dodo. “Ela é extremamente emaciada, mas não por muito tempo! Hoje ela está confortável, aquecida e com a barriga cheia ”.
Infelizmente, o pequeno gambá, a quem Sparks nomeou Puddin, provavelmente não conseguirá voltar à vida selvagem. Ela está mostrando sinais de traumatismo craniano, possivelmente de ser atropelado por um carro ou ferida por um predador. E é por isso que ela estava tão abaixo do peso.
“Isso causa danos cerebrais que os deixa” simplórios “… eles perdem o medo de tudo”, disse Sparks. “Ela está demonstrando esse comportamento, o que torna ainda mais difícil para eles encontrar comida [na natureza].” Felizmente, o resgate também é um santuário de gambás crescente que fornece cuidados vitalícios para criaturas que estão muito feridas ou doentes para viverem na natureza.
As chances de recuperação de Puddin são muito altas agora que ela está com Sparks. No resgate, ela receberá remédios para seus problemas respiratórios, muita comida deliciosa e um cômodo confortável para descansar.
“Ela não fez nada além de dormir desde que entrou”, disse Sparks. “Ela é muito tímida.. Mas parece entender completamente que ela está segura .”
Além de estar tão cansada, as orelhas, mãos e pés de Puddin estão rachados por estarem submersos na água por tanto tempo. Felizmente, isso não é nada que uma pomada possa consertar.
Depois de salvá-la, o resgate está incitando as pessoas a certificarem-se de que suas latas de lixo estejam bem fechadas antes de serem colocadas para fora. Ou se suas latas de lixo não tiverem tampas, para fazer pequenos buracos no lado para não encher com a água da chuva. Se essas precauções não forem tomadas, as latas de lixo podem se transformar rapidamente em armadilhas mortais para animais desavisados.
Nas próximas semanas, Puddin receberá atendimento o tempo todo para se certificar de que ela está melhorando. Ela então se tornará residente do santuário de gambás em tempo integral. Algo que Sparks está muito feliz, sabendo o quão perto Puddin estava de perder sua vida.
“Ela realmente está parecendo muito melhor”, disse Sparks. “Ela viverá sua vida conosco e nunca mais terá que procurar comida ou calor novamente.”
Fonte: The Dodo