Funcionários da Arizona Animal Welfare League (AAWL) viram muitos cães encontrarem casas apenas para serem trazidos de volta dias depois ao abrigo, quando as coisas não funcionam como planejado.
Mas quando um cão chamado Binx foi devolvida dentro de 48 horas de sua adoção, a razão dada por sua antiga família deixou todos coçando a cabeça.
“Foi a primeira vez que vimos um animal ser devolvido por ser ‘muito bom’ ”, disse Michael Morefield, diretor de comunicações da AAWL, ao The Dodo.
Mas esta não foi a primeira vez que o cão amigável foi descartado.
No início de setembro, um grupo de caminhantes encontrou Binx vagando sozinho por uma trilha no deserto. Quando ele correu para cumprimentá-los, eles sabiam que não poderiam deixá-lo para trás. Durante um mês, os caminhantes cuidaram de Binx e tentaram encontrar seu dono, mas exigiam horários de trabalho e viagens conflitantes com as responsabilidades de criar um cachorro adolescente.
Foi uma decisão difícil trazer Binx para a AAWL, o maior abrigo que não mata no Arizona, mas as esperanças eram altas de que o menino bem-comportado encontraria rapidamente uma família amorosa.
Assim que Binx chegou ao abrigo, ficou claro que ele não ficaria querendo atenção. “Ele esteve apenas em nosso abrigo por alguns dias antes de ser adotado e rapidamente se tornou um favorito”, disse Morefield. “Você sempre encontraria um membro da equipe ou voluntário em seu canil, dando aconchego”.
Quando Binx participou de um grande evento de adoção da comunidade, o bom menino parecia pronto para finalmente ir para casa. “Havia centenas de pessoas e cães, e Binx estava totalmente relaxado e visitando todos”, disse Morefield. “A família o conheceu, passou tempo com ele enquanto eles foram aconselhados por nossa equipe, e então ele foi adotado do evento.”
Dois dias depois, Binx se viu de volta ao abrigo.
“As notas de [retorno] disseram que ele era bem treinado, bom com cães, bom com crianças e sabe sentar e agitar”, explicou Morefield. “Eles afirmaram que Binx era ‘demais para minha esposa, ela quer um filhote’”.
Enquanto os funcionários estão desapontados que a adoção de Binx não durou, eles estão felizes em tê-lo de volta. Eles acreditam que o jovem cão merece encontrar alguém que realmente o aprecie por tudo que ele tem a oferecer.
Desta vez, quem quer que adote Binx deve saber que ele é muito amoroso, “Ele não tem consciência corporal ou espaço pessoal, e coloca em cima de você para se sentir confortável”, disse Morefield. “Ele é mais feliz quando está brincando, relaxando com você ou indo passear com as pessoas, porque ele é muito sociável.”