Morgan Freeman transforma sua fazenda em santuário de abelhas

O premiado ator, produtor, narrador e diretor de cinema, Morgan Freeman, de 81 anos, é uma das figuras mais carismáticas e respeitadas de Hollywood. No entanto, ele está deixando aos poucos os palcos e filmagens. E dando lugar a um novo hobby: apicultura.

A criação de abelhas contribui para a polinização das flores. E por consequência, na abundância de alimentos que temos em nossas casas. Por isso, é contraditório pensar que o próprio homem e suas ações danosas ao meio ambiente estão fazendo os mais importantes insetos polinizadores do planeta desaparecerem.

Felizmente, há uma contracultura. As pessoas do mundo todo estão se mobilizando para ajudar esses pequenos insetos. Seja cultivando em casa plantas e flores que as abelhas apreciam. Seja se organizando politicamente com petições e passeatas que pressionam as autoridades a endurecer a legislação de pesticidas, conclamando os governos a adotarem medidas de proteção e valorização da importância desses animais.

Nesse contexto, Morgan Freeman virou notícia recentemente por anunciar que converteria sua fazenda de 124 acres (aproximadamente 51 hectares, ou 1 milhão de m²) no estado do Mississípi (EUA) em um grande santuário de preservação para abelhas silvestres.

O santuário será preenchido com dezenas de milhares de flores e plantas que as abelhas adoram. De árvores frutíferas à magnólias e lavandas, todas em absoluta abundância.

Freeman tem se empenhado na causa por entender a importância desses insetos para o ecossistema global. Em 2014, numa entrevista ao programa The Tonight Show, de Jimmy Fallon, o ator defendeu sua atividade voltada à criação de abelhas:

Tudo é 100% natural

Ele disse à Fallon que não precisa utilizar proteção apicultora para cuidar de suas preciosas polinizadoras. No Santuário, há incontáveis plantas apícolas, ideais para as abelhas. E não se utiliza pesticidas, tampouco engenharia genética. Tudo ali é 100% natural.

Ao final da entrevista, Morgan contou o que motivou ele a criar e cuidar das abelhas em sua fazenda, além do seu ativismo na defesa delas. “Há um esforço enorme para salvar o que resta da população de abelha. Nós não percebemos que elas são o fundamento, penso eu, do crescimento do planeta e da vegetação”.

Com essa iniciativa individual, Morgan Freeman têm inspirado pessoas de diversos lugares a fazerem o mesmo.

O Santuário de Abelhas acabou se tornando um símbolo político de ação contra a morte em massa de abelhas, provocadas por fatores que ameaçam sua subsistência. Como o uso de pesticidas e fungicidas em plantações que contaminam o pólen que elas coletam para alimentar a colmeia.

Este episódio mostra que todos nós podemos, à nossa maneira, contribuir para evitar a diminuição do número de abelhas. E valorizar sua importância frente ao ecossistema global. E reconhecendo que elas são vitais para termos nossos alimentos preferidos sobre a mesa.

Trocando em miúdos, preservar as abelhas é nada mais, nada menos do que contribuir para manutenção da vida como um todo em nosso planeta!

Fonte: Razões Para Acreditar

Facebook

Você vai adorar estas!