Mergulhadores convencem polvo bebê a mudar de “casa” – de um copo de plástico transparente, para uma concha do mar

Não passa um dia sem que seja publicada uma notícia sobre como o lixo chega aos nossos oceanos. Com cada uma dessas histórias, no entanto, mais e mais esforços são dedicados a mudar o rumo dos acontecimentos no que respeita a poluição das águas.

Hoje, é estimado que existam resíduos na ordem dos trilhões, totalizando mais de 260.000 toneladas de resíduos de plástico que vagam nos oceanos. Não só os diferentes tipos de plásticos e tintas poluem as próprias águas, como também são perigosos para a vida oceânica que engole ou fica presa nelas.

Esta é, no entanto, uma história que serve como um exemplo (e um lembrete!), de como devemos cuidar de nossa vida oceânica. Surgiu um vídeo que mostra como os mergulhadores de Lembeh, na Indonésia, tentam convencer um polvo bebê a mudar de “casa” – de um copo de plástico transparente, para duas conchas do mar.

Pall Sigurdsson e outros mergulhadores viram por acaso um polvo bebê em um copo de plástico
Tradução: “Não ande com esse copo.”

E em uma entrevista ao Bored Panda, Pall Sigurdsson, engenheiro e entusiasta de mergulho da Islândia, afirma que gosta de filmar os animais que encontra durante suas aventuras subaquáticas.

Tradução: “Olhe, pegue essa concha.”

Quando perguntado sobre seu encontro com o polvo bebê , ele explicou: “Esse era nosso terceiro mergulho naquele dia, e todos estávamos começando a ficar um pouco cansados. Meu companheiro de mergulho me fez um sinal indicando que ele havia encontrado um polvo e me pediu ajuda.

“Não?”
A equipe se empenhou tanto em ajudar o polvo, que quase ficou sem ar
A equipe de mergulhadores começa a procurar por mais conchas.

“Não é a primeira vez que vejo polvos fazendo casas com lixo. Eles são animais inteligentes e usam seu ambiente em proveito próprio, e o lixo é uma parte permanente de seu ambiente agora ”, continuou Sigurdsson. “No entanto, o polvo com seus tentáculos macios não sabia que este copo praticamente não oferece proteção e, em um ambiente competitivo como o oceano, esse copo era uma sentença de morte garantida.”

Sigurdsson e outros mergulhadores estavam tão dedicados a ajudar esse pequeno polvo venoso, que despenderam todo o mergulho e muito oxigênio para o ajudar. No final, eles conseguiram convencer o novo amigo a mudar de “imóvel”.

Mas o seu oxigênio está quase acabando
Eles ofereceram várias conchas até que o polvo finalmente escolheu uma.
Essa é perfeita!

Os polvos venosos nascem com o instinto de se protegerem e procuram (por norma) conchas para fazerem delas uma casa móvel.

No entanto, na ausência de materiais naturais, eles também buscam o que encontraram no fundo do oceano, como copos ou recipientes vazios de plástico.

“Não! Deixe o copo!”

Isso não apenas significa que o polvo se torna vulnerável aos predadores, por causa do plástico transparente, como também significa que os predadores comem o polvo junto com o plástico.

É provável que o predador também morra ou fique enfraquecido, a um nível em que um outro predador maior o possa atacar, continuando o ciclo de poluição plástica.

Foi perguntado a Sigurdsson se o lixo é uma ocorrência comum em sua experiência de mergulho e ele responde: “Há dias bons e dias ruins, dependendo das correntes oceânicas. Alguns dias, você vê tanto lixo que é quase impossível filmar criaturas marinhas sem incluir também o lixo.”

“Tento o máximo possível fazer as pessoas verem o oceano quando ele está ‘melhor’. Certa vez, vi uma família de peixes anêmona vivendo ao lado de uma bateria corroída. Isso foi de partir o coração” – suspira Sigurdsson.

Espere, você se esqueceu da outra parte!

O polvo adorável quase esqueceu sua outra metade da concha.

Muito melhor, certo?

O plástico é o principal poluente nos oceanos e todos têm o dever de tornar os oceanos um lugar melhor. Sigurdsson elaborou isso dizendo: “A maioria dos lixo afunda (incluindo plástico). E a maioria das pessoas fala apenas das partes que consegue ver, ou seja, as partes que flutuam, mas essa é apenas uma parte do problema. ”

Abaixo pode assistir o vídeo completo de Sigurdsson e sua equipe persuadindo o polvo a mudar de “casa”:

Fonte: Catioro Reflexivo

Facebook

Você vai adorar estas!