Quando Sophie Gamand se sentou pela primeira vez para tirar o retrato de Blossom em 2014, ela esperava encontrar um cão de abrigo derrotado. Em vez disso, a fotógrafa foi recebida por um enorme sorriso.
Para os retratos de Pit Bull Flower Power de Gamand, uma série que retrata a situação dos pit bulls sem teto, Blossom posou em uma coroa de flores exuberante. Gamand inicialmente queria que a série fosse sombria e séria – mas Blossom se recusou a cooperar.
“Não previ que a série fosse uma celebração alegre. Mas alguns cães, como Blossom, tinham outros planos ”, disse Gamand. “Quando vi seu enorme sorriso na minha tela, sabia que esse devia ser o retrato dele. Seu entusiasmo e alegria foram um testemunho da natureza amorosa e resiliente dos pit bulls. ”
“Mal sabia eu que a história dele se tornaria cada vez mais simbólica da maneira como os pit bulls são tratados por nossa sociedade”, acrescentou.
Na próxima vez em que Gamand e Blossom se encontrassem, seis anos depois, o outrora feliz pit bull estava iniciando sua quinta estadia no abrigo.
A vida de Blossom tem sido uma longa lista de desapontamentos:
Ele foi originalmente encontrado vagando por um shopping center em Long Island e foi adotado logo após entrar no abrigo em 2013. Ele foi rapidamente devolvido quando o cão residente da família não o aprovou”, disse Gamand.
Em 2015, ele foi adotado mais uma vez e viveu feliz com uma família e dois filhos até que uma mudança para a Alemanha obrigou seus adotantes a trazê-lo de volta ao abrigo. Depois de mais duas adoções e retornos, Blossom tornou-se subitamente um cão mais velho.
Gamand ficou chocada com a mudança no cão: “Os olhos de Blossom perderam a centelha”, disse Gamand. “Ele foi desligado, não é mais o cachorro animado e feliz que me lembro de 2014. Ainda muito amoroso, mas um pouco quebrado.”
“Temo que o espírito dele esteja se desgastando”, acrescentou.
Gamand espera que as novas fotos de Blossom o ajudem a encontrar não apenas uma família – mas uma família que será leal a ele pelo resto da vida.
Recentemente, Blossom foi diagnosticado com a doença de Cushing, uma condição que afeta as glândulas pituitária ou adrenal, que é facilmente tratada com medicamentos. Ele também precisa de uma casa sem outros animais de estimação.
Blossom agora é um cão sênior, apenas procurando um lugar seguro para deitar a cabeça – de preferência em um colo confortável. “Blossom é um cão maravilhoso e amoroso”, disse Gamand. “Ele está ansioso para agradar. Ele é extrovertido, amigável, divertido e ama todos que conhece. ”
“Não há mais desculpas para Blossom ser despejado novamente”, acrescentou. “Ele merece todo o amor, finalmente.”
Para saber mais sobre o projeto Pit Bull Flower Power de Sophie Gamand, você pode segui-la no Facebook e Instagram.
Fonte: The Dodo