No mês passado, um paciente de aparência incomum chegou a uma clínica veterinária nas Ilhas Galápagos.
“Um voluntário apareceu com um rosto estranho, dizendo que havia um filhote de cachorro azul lá fora”, Zoe Hawthorne-Loizeaux, gerente de mídia social Darwin Animal Doctors , o grupo que administra a clínica, escreveu no Facebook . “Os veterinários realmente não sabiam o que ela queria dizer… um cachorrinho com uma língua azul? Olhos azuis? Um novo tipo de cachorro, talvez? Então todos saíram para realmente ver na frente deles um filhote de cachorro… pintado de azul. ”

Surpreendentemente, a dona não havia trazido o husky de cinco meses de idade, chamado Taylor, para a clínica por causa da tinta azul. Em vez disso, ela a trouxe porque não estava comendo e estava “um pouco abatida alguns dias. ”Mas a equipe do veterinário imediatamente percebeu que esses sintomas tinham a ver com a pintura.

“Taylor aparentemente estava brincando com um saco de tinta azul antes que seu dono a encontrasse completamente azul.”, disse Tod Emko, presidente da Darwin Animal Doctors, ao The Dodo. “Assim, apesar de o nome do filhote ser Taylor, a clínica deu a ela o apelido de Smurf.

Apesar da aparência divertida de Taylor, a equipe veterinária estava realmente muito preocupada com sua saúde.
“Smurf veio até nós dois dias após o incidente da pintura azul, o que foi um pouco preocupante porque ela estava vomitando tinta azul por esses dois dias”, disse Emko. “Ninguém tem certeza de que tipo de pintura era, mas como você pode imaginar, nunca é bom comer tinta.”

A equipe veterinária deu a medicação de Taylor para ajudá-la a melhorar, e pediu a seu dono para lavá-la.
“A família humana de Smurf a lavou várias vezes com xampu de cachorro“, acrescentou Emko. “No entanto, o instinto da maioria das pessoas é esfregar a tinta, nós aconselhamos o dono a apenas lavá-la gentilmente e dar-lhe tantos banhos quanto seria necessário para tirar tudo, até que ela pareça limpa.”

Alguns dias depois, Taylor retornou à clínica para um exame de acompanhamento, e a equipe do veterinário ficou impressionada com sua rápida recuperação.

Esse história serve de alerta para cuidarmos o que deixamos no alcance dessas crianças de quatro patas. E também para alertar os danos que a tinta causa para a saúde dos animais. Porque se pintados propositalmente passa a ser maus-tratos.
Fonte: The Dodo