Toda criança tem direito de brincar e se divertir. Cabendo à sociedade e às autoridades garantirem a ela o exercício pleno desse direito. A frase consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança, mas nem sempre é concretizada no dia a dia dos pequenos.
Ainda mais se eles possuem alguma deficiência física. Foi pensando em incluir o público no universo lúdico que uma empresa curitibana desenvolveu brinquedos acessíveis. Sarah Boiko é diretora da empresa que vende os brinquedos.
Ela conta que foram criados suportes pra que a criança que não consegue ficar em pé, por exemplo, fique suspensa e possa se divertir com um skate. A proposta é inédita no País.
Os brinquedos também tornam possível a diversão para crianças cadeirantes. As balanças e gangorras muito comuns nos parquinhos nas praças da cidade, foram adaptadas com o espaço adequado para a criança com deficiência física.
Todos os brinquedos são desmontáveis, seguros, fáceis de guardar e de transportar, podendo ser usados em qualquer ambiente. Os equipamentos ajudam não somente na inclusão, mas também possuem fim terapêutico, pois promovem a independência do deficiente físico e até mesmo a reabilitação em alguns casos
Os brinquedos acessíveis já foram adquiridos por órgãos públicos e empresas de fora do Brasil demonstraram interesse pelos equipamentos. Quem quiser conhecer mais sobre a iniciativa pode acessar o site: projetoinmove.com.

Fonte: Coruja Prof