A vida acabou de ser virada de cabeça para baixo para este pequeno elefante.
Vagando perto de um rio no Parque Nacional Tsavo East, no Quênia, Mukkoka, de 1 ano de idade, estava sozinho, e sua mãe ou outros elefantes não estavam à vista. Ele estava cansado, solitário e assustado.

David Sheldrick Wildlife Trust
Felizmente, os resgatadores da David Sheldrick Wildlife Trust (DSWT), que salva e reabilita elefantes órfãos, encontraram o bebê a tempo. Eles estavam fazendo uma varredura aérea da área em um avião quando avistaram os rastros solitários de Mukkoka na areia ao longo do rio Tiva. Infelizmente, eles nunca encontraram nenhum sinal de sua mãe, então eles não têm certeza do que aconteceu com ela.
A equipe pegou o pequeno elefante e o levou para o orfanato em busca de cuidados médicos e uma bebida muito necessária depois de ficar sozinho por tanto tempo.

David Sheldrick Wildlife Trust
Alguns dias depois, quando ele estava se sentindo um pouco melhor, seus cuidadores sabiam que era o momento perfeito para apresentá-lo ao remédio mais útil de todos: os amigos.
Assim que ele foi apresentado, os outros elefantes se reuniram instantaneamente ao redor do bebê, enchendo-o de amor e atenção. Ele fazia parte da família deles agora.

David Sheldrick Wildlife Trust
“Eles imediatamente o envolveram e o levaram para a floresta para encontrar o restante da manada do berçário”, disse Rob Brandford, diretor executivo da DSWT, ao The Dodo. “A saudação que ele encontrou foi calorosa, com os outros bebês estendendo suas trombas para confortar e receber Mukkoka como um novo membro da família.”
Como animais altamente sociais, os elefantes prosperam quando convivem com outros de sua espécie. Eles confiam um no outro para conforto e amizade – e os outros sabiam que Mukkoka precisava disso acima de tudo.
Foi um momento especialmente tocante para os cuidadores humanos dos elefantes, embora eles vejam os profundos laços familiares dos animais e a compaixão pelos outros quase todos os dias.

David Sheldrick Wildlife Trust