O elefante Kaavan foi privado de liberdade por 35 anos no Zoológico Marghazar, localizado na capital do Paquistão, Islamabad. A situação do elefante chamou a atenção de ativistas que lutam pelos direitos dos animais.
Durante sua estada no zoológico, foi vítima de um tratamento injusto. Por muito tempo tentou sobreviver em condições que não garantiam o seu bem-estar.
O elefante chegou ao Paquistão em 1985.

A organização mundial de bem-estar animal Four Paws tomou sua casa e lutou para libertá-lo. Antes de ser realocado foi necessário realizar uma série de testes que puderam determinar se ele estava bem o suficiente para suportar a transferência.
A equipe de veterinários e especialistas em vida selvagem da Four Paws conduziu todos os exames médicos. O veterinário do Rescue Group, Dr. Amir Khalil, comentou:
‘Devido à desnutrição e falta de exercícios físicos, Kaavan mostra sinais visíveis de obesidade. Além disso, suas unhas estão rachadas e deformadas, o que pode ser atribuído ao piso e à estrutura inadequada do recinto. Para resolver esse problema, ele deve passar por um programa de cuidado de pata de longo prazo que não deveria ser feito no Zoológico Marghazar ”.

Este nobre elefante passou grande parte de sua vida isolado. Depois que seu parceiro Saheli morreu em 2012, ele passou toda a sua vida sozinho.
Ele recebeu um longo tratamento, mas suas feridas finalmente sararam completamente.

Os veterinários afirmam que a falta de contato com outras pessoas de sua espécie e os exercícios físicos e comportamentais fazem com que esse elefante tenha um comportamento estereotipado.
“Ele desenvolveu um comportamento estereotipado em que move a cabeça e o tronco de um lado para o outro por horas. Em geral, os resultados das análises ao sangue são bons e o seu estado de saúde permite-lhe ser recolocado ”.

Graças ao incrível trabalho de ativistas e grupos de resgate, a vida desse elefante e de muitos outros animais que estavam no zoológico, mudou para sempre.
Kaavan foi transferido para o Santuário de Vida Selvagem do Camboja. Onde gradualmente se adaptou ao seu novo habitat.
Por muitos anos ele lutou por sua vida lutando contra o silêncio e a solidão.

Já se passaram vários meses desde seu resgate e este lindo elefante já está muito confiante. As feridas em suas pernas foram curadas, então agora ele gosta de explorar seu novo e grande recinto.
Por meio das redes Four Paws , ele compartilhou as mudanças positivas pelas quais o bravo elefante passou. A publicação diz:
“Os dias solitários acabaram! Após longos anos, Kaavan finalmente consegue interagir com outros elefantes mais uma vez. Em sua nova e eterna casa no Camboja, ele está aos poucos conhecendo os outros gigantes do complexo. Claro, ele ainda precisa de tempo para se ajustar totalmente ao novo ambiente, e podemos apenas imaginar como este tempo deve ser opressor para ele. Mas estamos esperançosos e já estamos vendo as mudanças positivas nele. “
Felizmente, as autoridades entraram com uma ação legal e o Supremo Tribunal de Islamabad decidiu fechar o Zoológico .
A história desse elefante se tornou um dos principais motivos da luta.

Hoje Kaavan explora livremente os espaços de sua nova casa. Quatro patas destaca:
“Nossos corações derretem quando vemos Kaavan feliz, calmo e finalmente fazendo o que os elefantes deveriam estar fazendo. Ele está finalmente aproveitando a vida adequada e pacífica que merece. E portanto, não poderíamos estar mais felizes por ele . “

Sua libertação e incrível transformação é um presente para todos os amantes dos animais.
A vida de um animal vulnerável não mudará sozinha. Ela precisa de cada um de nós para tornar a realidade mais bela possível. Juntos podemos muito!
Fonte: Zoorprendente
Veja também: