Billy foi encontrado agarrado a uma árvore em um quintal em Adelaide Hills, Austrália, destruído pelos incêndios ao seu redor. Ficou claro que ele precisava de ajuda, e quando seus socorristas o puxaram da árvore, ele soltou um grito alto – então imediatamente se acalmou e aconchegou-se em sua transportadora, pois parecia saber que a ajuda finalmente chegara.
Billy foi levado por Lucy e Adam Francis, que trabalham com 1300Koalaz para ajudar a resgatar e reabilitar coalas feridos. Billy sofreu queimaduras graves nas quatro patas. Seus cuidadores o levaram a um veterinário onde ele estava enfaixado e depois o levaram para casa para iniciar o processo de cicatrização.

“Como suas patas estavam todas enfaixadas, ele não conseguiu subir ou estar no tipo normal de recinto que usamos para os coalas nos cuidados, por isso tivemos que pensar fora da caixa e fizemos um recinto improvisado para ele em nossa cozinha, para que pudéssemos sempre estar perto dele ”, disse Lucy Francis. “Usamos um colchão de acampamento para ele se sentar e colocamos um travesseiro atrás dele para que ele se recostasse, pois era difícil para ele sentar-se em uma posição normal de coala. Ele estava claramente em choque, assustado e coberto de fuligem e cinzas do fogo.

Sendo um coala bastante grande, o casal estava preocupado que seria difícil cuidar de Billy.
Ele parecia bastante deprimido quando chegou aos cuidados deles, pois já havia passado por tanta coisa – mas desde o início Billy era um dos coalas mais doces e gentis que o casal já conhecera.
“Quando Billy veio até nós e poderia ter mordido a mão de meu marido, se ele fosse um coala de temperamento diferente, ele cheirou e lambeu suavemente”, disse Francis. “Temos um relacionamento muito próximo com ele e ele nos permite lidar com ele conforme necessário e claramente confia em nós, apesar de ainda ser um coala selvagem”.

A fim de ganhar sua confiança, o casal conversou baixinho com Billy e acariciou gentilmente seu pêlo toda vez que eles precisavam movê-lo ou dar remédio, e ficaram surpresos com o quão bem ele lidou com tudo isso.
Desde o momento em que foi resgatado, ele parecia saber que estava em boas mãos.
Embora sentisse muita dor, confiou em seus novos amigos para cuidar dele e fazer o possível para deixá-lo saudável novamente.

“A personalidade dele é tão gentil e calma, mesmo quando temos que esfregar o creme nas bolhas e queimaduras, ou administrar a mistura de vitaminas – que temos certeza de que ele odeia – é como dar o remédio a uma criança muito peluda e relutante”. Francis disse. “Ele segura nossas mãos com as patas traseiras quando aplicamos creme em sua queimadura de cóccix.”

Quando Billy foi resgatado, ele estava tão fraco que nem conseguia se alimentar muito bem, e seus cuidadores tinham que lhe dar comida e vitaminas extras para ajudar no processo de cicatrização. Com o passar dos dias, porém, Billy está ficando cada vez mais forte, e o casal pode dizer que ele está ficando muito mais feliz à medida que sua saúde melhora.

Ainda vai demorar um pouco até que Billy esteja pronto para ser libertado de volta à natureza, mas, enquanto isso, ele está tão aliviado por poder relaxar e curar em algum lugar seguro.
O dia em que ele finalmente estiver pronto para sair será muito feliz – mas também um pouco agridoce.
“Mal podemos esperar para vê-lo se recuperar completamente e libertá-lo em uma grande e bonita árvore de goma um dia – embora ele deixe um buraco muito grande em forma de Billy em nossa casa e em nossos corações”, disse Francis.
Se você quiser ajudar outros coalas como Billy, pode doar para 1300Koalaz .
Os incêndios na Austrália ainda são violentos e muitos animais são feridos e deslocados. Se você quiser ajudar, pode doar para o WIRES , um fundo de emergência para a vida selvagem.
Fonte: The Dodo