No Congo e em toda a África, os chimpanzés estão começando a correr grande perigo com o aumento de caçadores e contrabandistas ilegais.
Práticas que removem esses animais de seu habitat natural para vendê-los por enormes somas de dinheiro como animais de estimação exóticos estão se tornando cada vez mais comuns.
Nas últimas décadas, a população de chimpanzés na África diminuiu 80%.

As equipes de resgate receberam recentemente uma ligação alertando-os sobre um pequeno chimpanzé. Ela estava vivendo nas piores condições com um homem do Congo. O pequeno chimpanzé estava em estado tão grave que, se o resgate tivesse chegado alguns dias depois, a menina já poderia ter morrido de fome.
A menina está desnutrida e desidratada. E pode-se ver que uma corrente foi colocada em seu pescoço.

Felizmente, isso não aconteceu. O resgatador Itsaso Velez explicou que ela foi encontrada vivendo em uma aldeia no norte do Congo. Muito perto do Parque Nacional da Garamba, onde foi mantida como animal de estimação.
O homem garantiu que decidiu ajudá-la porque caçadores ilegais mataram sua mãe. Mas a manteve em péssimas condições.

As imagens do vídeo mostram o pequeno chimpanzé estendendo a mão para a equipe de resgate no que parece portanto ser um grito desesperado de ajuda. O chimpanzé chama-se Mado e parece que compreendeu que o socorro chegou. E que não parava de estender os braços com ternura para os salvadores.
Os chimpanzés são muito comunicativos e podem até aprender a língua de sinais para se fazerem entender pelos humanos

Cada vez que os caçadores pegam um pequeno chimpanzé, é comum que matem a mãe, que tentam então protegê-los a todo custo.
“Mado tinha um estado notório de desnutrição e desidratação. Ele também tinha muitos parasitas intestinais para os quais já começou o tratamento ”.

Tudo vai começar melhorar para Mado. Ela foi transferida para um centro de reabilitação de macacos em Lwiro, Congo. Onde poderá viver em um ambiente natural perfeito para ela e livre da ameaça dos caçadores que a mataram. .
No centro de reabilitação de Mado, ele aprenderá a sobreviver em seu ambiente natural, já que sua mãe nunca poderia ensiná-lo.

Seus salvadores garantem que a menina se mostra cada vez melhor. E se adapta facilmente ao seu novo ambiente:
“Os chimpanzés são ótimos. Com amor e bom atendimento, eles podem se recuperar muito rapidamente . “
Agora ela está ficando cada vez mais feliz e pode levar uma vida feliz e saudável.
Convidamos então você a compartilhar esta história comovente. Para assim aumentar a conscientização sobre a devastação que a caça e o contrabando causam na vida desses belos animais.
Fonte: Zoorprendente
Veja também:
- Cadelinha idosa e cega abandonada não conseguia entender o que aconteceu, então ela deitou e esperou
- Usado como cão de guarda, ele foi acorrentado por 6 meses enquanto sua infecção piorava
- Cão resgatado após anos de abandono e negligência, é muito grato com a mulher que o adotou