Totopo passara pelo inferno. Mas ninguém sabia exatamente o que havia acontecido.
Em outubro, uma mulher encontrou Totopo acorrentado do lado de fora de uma casa perto de Cancun, no México. O pit bull de 3 anos de idade não tinha comida, água ou qualquer abrigo. E sua corrente era tão curta que ele não conseguia nem deitar para dormir. Em vez disso, ele teve que inclinar a cabeça contra a corrente para descansar.
Totopo também tinha micose e sarna. E sua pele havia sido queimada em vários lugares.
“Suas orelhas pareciam ter sido cortadas com uma tesoura ou uma faca”, disse Tiffany Lacey, diretor do Animal Haven , um grupo que encontra casas para cães e gatos abandonados. “E seus caninos foram arrancados.”
Quando a mulher que o encontrou bateu na porta da casa, uma família a saudou e explicou que Totopo estava sendo mantido fora como punição por perseguir uma galinha. A mulher conseguiu convencer a família a entregar Totopo a ela. Então ela levou o cão abusado para seu amigo, Matteo Saucedo, que administra o Riviera Rescue AC .
Quando Lacey viu uma foto de Totopo no Facebook, ela sabia que queria ajudá-lo. Embora ela estivesse em Nova York e estivesse a milhares de quilômetros de distância. “Foi uma das fotos mais horríveis que já vi de um cachorro”, disse ela.
Encontrar uma casa
Lacey estendeu a mão para Saucedo e fez arranjos para transferir Totopo para Nova York, onde Lacey e a equipe de Animal Haven o ajudariam a encontrar uma casa.
“Ele acabou de chegar há alguns dias na semana passada, e Matteo o trouxe até aqui”, disse Lacey na terça-feira passada. “Ele veio com dois outros cães que aceitamos. Um é chamado Temo e o outro é Clarita – e os dois [outros] cães estão paralisados”.
O pêlo de Totopo ainda não cresceu completamente, e seus ferimentos ainda estão se curando. Mas surpreendentemente, ele não parece ter nenhum problema de comportamento.
“Ele não se incomoda com todas as coisas terríveis que os humanos fizeram com ele”, disse Lacey. “Ou não foi afundado, ou ele é tão amoroso … é inacreditável.”
Lacy também se surpreende com o quão bem Totopo se adaptou à vida em Nova York.
Muitas pessoas já manifestaram interesse em Totopo, e Lacey espera fazer um anúncio de adoção muito em breve.
“Eu acho que se alguém está querendo mudar a vida de um cachorro… e ajudar a facilitar o capítulo final, onde o cachorro é amado e em um lugar quente e não precisa mais ser machucado novamente, essa história é definitivamente uma dessas, Lacey disse. “Este poderia ser o seu cão para que isso aconteça.”