Um casal de idosos de Rivadavia, na Argentina, encontrou uma cadela gravemente emaciada, deitada imóvel nas ruas ásperas. Eles foram movidos por sua situação e decidiram ajudá-la a passar por este momento difícil.
Eles a levaram para casa e decidiram chamá-la de Negrita. Eles lhe deram comida saudável e cuidaram dela de volta à saúde. Logo, Negrita deu à luz uma ninhada saudável de filhotes e o casal também providenciou para eles. No entanto, eles estavam preocupados que, devido à sua idade, eles não seriam capazes de fornecer os cuidados adequados e educação da família canina necessária.
O casal pediu ajuda e conseguiu colocar os filhotes em lares felizes e confortáveis. Eles até encontraram um lar melhor para Negrita. Mas ela desapareceu misteriosamente durante o trânsito. Eles procuraram por ela, mas não a encontraram.
Poucos dias depois, do nada, o casal encontrou Negrita olhando para a porta deles! Ela andou mais de 150 km para voltar para lá. Suas patas estavam cheias de feridas e ela estava com fome e desorientada, mas pelo menos ela estava em casa!
Negrita bebeu um balde de água e dormiu por 24 horas direto para voltar a seus sentidos. O casal decidiu nunca mais se separar dela. Nada chega perto do amor e lealdade de um cão!