A única coisa negativa sobre viver com um cachorro, é que a sua expectativa de vida é muito mais curta do que a nossa. Nas sociedades modernas, os animais de estimação deixaram de ser vistos como “objetos” e se tornaram parte de nossas famílias, sendo uma maneira de enriquecer nossas vidas com algum amor e carinho!
Nós nos preocupamos com seu bem-estar como faríamos com nossos membros da família, e isso nos levou a aprender que, como acontece connosco, as necessidades dos animais mudam à medida que envelhecem.
Vamos nos concentrar nas vidas dos cães e hoje preparámos para você 5 dicas para ajudar o seu patudo durante a velhice:
Mantenha suas rotinas
Os cães são animais de hábito e, à medida que crescem, acham mais difícil se adaptar às mudanças. Se o seu cachorro tem mais de 8 anos, é um bom momento para você começar a cuidar desses detalhes. Tente manter horários e evitar mudanças drásticas, que alterem o seu modo de vida. Por exemplo, se seu animal de estimação tem 10 anos de idade, talvez não seja uma boa idéia adotar um novo cachorro. Imagine você com 80 anos vivendo em um apartamento de estudante, você gostaria?
Exercício sim, mas moderado
Isso é bom senso. Ao longo dos anos, você notará que seu cachorro sempre precisa jogar menos e prefere passar mais tempo dormindo. Isso é normal e você deve respeitá-lo, mas você não deve cair na armadilha de acreditar que ele não precisa mais se exercitar.
Como acontece com as pessoas, quanto menos nos exercemos, mais nos deterioramos. Pegue o seu cão para longas caminhadas, deixe-o cheirar cada canto e cumprimentar outros animais, será bom se mover e se relacionar, mas sempre dentro das suas possibilidades.
Mantenha sua companhia
Quando os cães são jovens podemos incluí-los em muitas atividades que eles gostam de fazer: fazer caminhadas no campo, praticar esportes, escalar montanhas… Eles apontam para tudo e são os melhores companheiros. À medida que envelhecem, no entanto, temos que deixá-los em casa quando saímos para fazer essas coisas.
Seu cachorro pode ter abrandado o ritmo, mas ele ainda precisa passar algum tempo com você. Você só precisa se adaptar às suas possibilidades físicas e continuar a desfrutar de sua amizade.
Cuide dos dentes
Infelizmente, os cães não sabem como escovar os dentes e, embora muitos nos permitam lavá-los, com outros é uma tarefa quase impossível. Cuidar da sua higiene oral é muito importante, especialmente quando eles envelhecem. É por isso que é uma boa idéia levá-lo ao veterinário para avaliar sua situação e o aconselhar sobre os passos que deve seguir: limpezas anuais, remoção de dentes em mau estado, alguns medicamentos… Existem muitas opções!
Não se esqueça da higiene em geral
Os velhos cães passam muito tempo deitados e, embora pareça que eles ficam menos sujos, a verdade é que seus cabelos e sua pele podem ser afetados por estarem sempre na mesma posição. Não se esqueça da escovação quando seu animal de estimação for mais velho e preste atenção especial ao cuidado das unhas.
Siga esses pequenos passos e, com certeza, você fará as delicias de seu cão idoso…
Compartilhe essas dicas fundamentais com seus amigos e familiares!
Fonte: La Voz del Muro