A arquiteta Patrícia Chalaça tinha um sonho: queria ajudar a construir casas para crianças com necessidades. Hoje, ela não só realizou esse sonho como já impactou mais 20 mil crianças no país.
“Com 20 e poucos anos, me vi arquiteta, mas ainda não tinha dinheiro para construir o espaço que eu queria. Mas também não queria abrir mão dos meus sonhos, sempre fui muito criativa. Um dia, tive uma ideia: se eu conseguisse convencer outras pessoas a embarcar no meu sonho, nós não precisaríamos necessariamente de dinheiro! Procurei outros arquitetos e gente de diversas áreas, cada um doando o seu trabalho. E conseguimos! Começamos reformando a Casa de Carolina, um abrigo para crianças órfãs em Recife, e não paramos.”
A missão da profissional já existe há 20 anos, desde a reforma da primeira casa. Os caçadores de bons exemplos, Iara e Eduardo, evidenciam que Patrícia e seus demais parceiros já construíram dezenas de casas, com ajuda de doações e envolvimento da comunidade. Hoje, a instituição tem reconhecimento federal e agrega voluntários, amigos, parceiros e conta com uma equipe nacional.
Por fim, Patrícia explica como funciona: “Todas as nossas obras acontecem sem captação de dinheiro, exatamente como no começo. A gente faz uma obra de 500, 600 mil ou 1 milhão de reais, sempre com o arquiteto doando o serviço, a construtora doando a mão-de-obra e aí vamos atrás de cimento, tinta, etc. O material é enviado pelos patrocinadores nacionais para a Casa da Criança em qualquer lugar do país. Fora isso, também temos patrocinadores locais”, evidencia.
Então, quer ajudar? Conheça mais sobre o projeto no site, Instagram e Facebook.
