Após ser adotada, cabra é criada em apartamento do litoral de SP

Uma família de Santos, no litoral de São Paulo, decidiu criar dentro de um apartamento uma cabrita. O filhote tem apenas três meses e convive em harmonia não somente com seus donos, mas também com os outros três cachorros da família. O pet inusitado impressiona os vizinhos e quem o vê desfilar na rua como um cão.

‘Bebel’ é o nome da mini cabra que roubou o coração de Júlia Andrade dos Santos, de oito anos, filha mais nova do casal. Eduardo Paiva, pai de Júlia e um dos donos da Bebel, é veterinário e diz que a cabritinha nasceu em um sítio que a família tem no interior de São Paulo, mas precisou de cuidados logo após o parto.

“Ela teve uma pneumonia e então ficou fraquinha. Eu tenho algumas cabritas no sítio e, quando alguma precisa de cuidado, eu acabo trazendo pra casa. Ela não é a primeira, mas é a única que ficou [risos]. As outras ficavam com a gente um tempo e depois voltaram pro sítio”, explica.

No apartamento moram Eduardo, a esposa, o filho mais velho e Júlia, a filha mais nova, além dos três cachorros e Bebel. O pai conta que Júlia e a cabrita não se desgrudam e, por isso, a família não pensa em levar Bebel de volta para o sítio.

“Elas são muito apegadas. A minha filha dorme e coloca a Bebel na cama pra dormir com ela, dá mamadeira pra ela, passeia com ela na coleira como se fosse um cachorro. É muito amor. Não dá pra pensar em separar as duas.”

Bebel é do tamanho de um cachorro e não deve crescer muito mais que isso por ser uma mini cabra. A família mora em um apartamento e quem vê pode pensar que eles precisaram pedir algum tipo de autorização ao condomínio para abrigar o pet, mas não. Bebel encanta a todos.

“Ninguém reprova. Quando encontram ela ficam encantados. Não tive nenhum tipo de problema. As pessoas mais idosas gostam ainda mais, dizem que quando eram pequenos viam muito animais como esse. É muito legal.”

Domesticada

O veterinário diz que Bebel é educada como um cachorro, com os mesmos desafios que um tutor tem ao tentar disciplinar um cão.

“A gente tenta regular os horários dela. Ela segura o xixi para não fazer no apartamento, pois gosta de urinar na grama, então a gente tem que correr e descer com ela pra passear. É como ensinamos um cachorro mesmo.”

Sobre a relação com os outros cachorros, o veterinário afirma que os quatro se dão bem. “Parecem quatro cachorros correndo pela casa. Eles não se estranham.”

Bebel se alimenta de ração de coelho e alfafa. Na rua, ela come algumas folhas secas que colhe das árvores. Durante os passeios, que faz sendo guiada pela coleira, a cabrita faz sucesso.

“Tem uns que nem percebem que é uma cabra, acham que é cachorro mesmo. Quando percebem, todo mundo ama. Ela já foi convidada para ir em vários lugares pet friendly. Ela interage com as crianças, não tem problema nenhum. É um sucesso!”, finaliza.

Fonte: G1

Facebook