A vida em um abrigo de animais pode ser estressante para cães maltratados. Especialmente se eles estiverem temporariamente em um local movimentado, como o Fulton County Animal Shelter, próximo a Atlanta, na Geórgia.
Estar cercado por outros cães de rua que estão constantemente latindo e choramingando pode ser aterrorizante para qualquer cachorro, mas especialmente para cães abandonados psicologicamente traumatizados.
O medo que sentem pode ser esmagador. E para um cão de rua chamado Iris, era demais para ela suportar.
Durante anos, Iris viveu nas ruas da Geórgia, cuidando de si mesma. É difícil dizer que negligência e abuso ela enfrentou, mas ficou claro que a vida no abrigo de animais a aterrorizava.
Todos os dias, ela fazia o possível para se esconder, enfiando o nariz no canto de uma cela de blocos de concreto.
Mesmo que Iris estivesse na cela com sua irmã grávida Daffodil, ela estava com tanto medo que não sairia do seu canto.
Felizmente, uma voluntária chamada Laurel-Ann Dooley percebeu que Iris precisava de ajuda. Ela não suportava pensar na traumatizada cadela sendo sacrificada.
Então, Dooley se voltou para o Facebook.
“Dizer que esse cão doce está aterrorizado é mais do que um eufemismo”, escreveu Dooley no Facebook . “Iris é completamente fechada e apenas parece uma panqueca no chão, empurrando seu nariz até o canto. Ela me deixa acariciá-la, mas continua encolhendo-se contra a parede. Nenhum tratamento a tentará – ela não está interessada em comer ”.
O BarkVille Dog Rescue viu o pedido de ajuda de Dooley. O resgate, em seguida, estendeu a mão para encontrar lugares para as duas irmãs.
Daffodil rapidamente encontrou uma casa onde ela poderia dar à luz a seus filhotes, mas Iris não estava tendo muita sorte. Promover um cão tão traumatizado não é fácil, mas uma ex-técnica veterinária estava à altura do desafio.
Quando Lin Rocke viu a foto de Iris, ela sabia que tinha que ajudar.
Ela implorou a seu marido para deixá-la adotar Iris… e, em breve, o casal fez a viagem para pegar Iris. Ambos sabiam que sua casa era perfeita para um cachorro como ela.
Na primeira noite, Iris não saiu do canto da jaula. Ela ainda estava completamente aterrorizada, sem saber o que estava acontecendo e onde ela estava.
Mas então apareceu uma amiga que salvaria sua vida: uma Golden Retriever chamada Letty.
Embora Iris tivesse dificuldade em confiar em humanos, ela rapidamente descobriu que Letty era sua rocha. Foi por causa dela que Iris deixou timidamente a gaiola.
A Golden Retriever fez até mesmo Iris pular na cama – algo que o cão sem-teto provavelmente nunca experimentou em sua vida!
Estar perto de Letty também significava que Iris poderia começar a se familiarizar com seus pais adotivos.
“Letty também pode caber na cama com a gente e ajudar a preencher a lacuna entre eu e Iris”, disse Rocke. “Iris definitivamente gravita para Letty. Ela confiou nela imediatamente e se mudou para a cama do topo da caixa para estar mais perto dela.’
Iris ainda tem muito medo de sua nova casa e dos humanos. Mas ela começou a comer e beber (mesmo quando sua mãe adotiva ainda está por perto). O cão traumatizado é obviamente grato por seus salvadores e pelo cuidado que eles dão a ela… mas ela ainda não sabe o que é amor, ou por que ela deveria confiar em um humano.
Felizmente, a cada dia que passa, Iris se torna mais e mais corajosa. Entre sentar na cama, abraçar Letty e aceitar comida de seus pais adotivos, ela está começando a aprender como a vida pode ser em um lar amoroso.
Levar para casa um cachorro novo e rechonchudo de um criador é fácil… mas colocar tudo em risco para um cão abusado com tanto medo dos humanos? É realmente um ato heróico – e a família Rocke deve ser aplaudida por sua generosidade e gentileza!
Fonte: I Love My Dog