É normal que, muitas vezes, quando seu cão o vê, especialmente se você acabou de chegar em casa, ele se apoiará em você e começará a lamber seu rosto enquanto move sua cauda energeticamente de um lado para o outro.
Sim, ele está definitivamente feliz e animado para vê-lo novamente, mesmo que você tenha saído por apenas alguns minutos.
Algumas pessoas não gostam disso e tentam ensinar seus cães a evitar esse comportamento. No entanto, muitas pessoas gostam que seus cães mostram esse tipo de carinho com eles e permitem isso totalmente.
Se você é o tipo de pessoa que permite que o seu cão o receba com beijos, aqui estão 8 razões pelas quais você deve continuar a permiti-lo.
1. A respiração do cão é boa para você
Primeiro, desmascaramos o ditado de que as bocas dos cães são muito mais limpas do que as bocas dos humanos. Isso não é exatamente verdade. A realidade é que as bocas dos cães e as dos humanos têm sistemas imunológicos diferentes. No caso dos cães, seus probióticos (microorganismos saudáveis que vivem em seu sistema) são diferentes dos nossos. E é por isso que, compartilhando nossa respiração e nosso beijo, podemos compensar um pouco do que precisamos.
2. BEIJOS CRIAM LAÇOS
Certamente você sabe que beijar e abraçar os membros da família faz com que se sintam mais perto. Isso é porque essas demonstrações de afeto libera uma substância química no cérebro chamado ocitocina (também conhecido como o “hormônio do amor”) fazendo que nos sentimos mais perto das pessoas. E isso não afeta apenas as pessoas, mas também os nossos cães!
3. BEIJOS DE CACHORRO MELHORAM SEU HUMOR
Se você adora filhotes de cachorro, com certeza, sempre que você os abraça, e até os deixa beijá-lo, eles fazem você se sentir melhor. Isso acontece porque quando você recebe beijos de alguém – humano ou canino – seu cérebro libera a ceratonina, uma substância química associada à criação de sentimentos de alegria e felicidade.