Quantas vezes já ouvimos que “nada é como antigamente”. Muita gente pensa que o passado é melhor que o presente. Embora, em certos casos, isso não seja bem assim. Os engenhos que vamos mostrar hoje são excelentes exemplos disso!
Os seguintes objetos foram utilizados em algum momento da história da humanidade. Eles eram práticos, mas as suas aparências eram simplesmente grotescas e estranhas.
1. Dispositivo do século XIX para evitar a masturbação.

Feito de cobre, este objeto foi muito popular na França, em 1880. Era usado principalmente em crianças para evitar o pecado da masturbação. A maioria das pessoas que o utilizaram acabaram tendo infeções devido à impossibilidade de ter boa higiene com este dispositivo.
2. Mala caça-vampiros.

Nenhuma casa americana do século XIX estava completa sem o seu kit para caçar vampiros do professor Abraham Van Helsing. Inclui uma Bíblia, várias estacas de madeira, balas de prata, cruzes, alho, água benta e uma bola vermelha que não sabemos exatamente o que faz.
3. “Cotonetes”.

Essas engenhocas para limpar a cera se tornaram muito populares na Rússia, no século XII. Os homens tinham um destes agarrado ao seu cinto, enquanto as mulheres os usavam como pingentes.
4. Caixas para pulgas e outros objetos de marfim.

O marfim era utilizado para várias coisas. Valorizado pela sua aparência, um dos objetos mais curiosos feito desse material é a “caixa de pulgas”. Ela era utilizada para a capturar e remover esses parasitas.
5. Pele de Zibelina.

A pele deste animal foi altamente valorizada no século XVI. Ele era usado para atrair pulgas e assim evitar ter que tomar banho ocasional.
6. Cartões de dança.

Os cartões de dança ou cadernetas de dança tinha uma utilidade impensável hoje. Em suas folhas estavam as melodias que iam ser tocadas, e o par com que cada pessoa ia bailar. Esses livros eram decorados com pedras preciosas, pérolas e outros enfeites.
7. Móvel de viagem.

Este mobiliário seria o equivalente à bolsa de higiene atual, mas muito mais complicado. Estes “necessaires” continham absolutamente tudo um cavalheiro pode precisar para manter sua imagem sempre impecável. Espelhos, pentes, perfumes, cortador de unhas, peças de botões, etc.
8. Palitos.

Atualmente os palitos são feitos de madeira e são de uso único. Os de 1620 eram uma pequena obra de arte.
9. Mão para se coçar.

A má higiene dos nossos antepassados era evidente. Eles tomavam poucos banhos, então tinham esses utensílios para se coçar!

10. Urinol.

Toda a gente sabe a utilidade de um urinol. O que não tem nenhuma explicação é a necessidade de desenhar um olho nele…
11. Vaso portátil.

Esta pequena maravilha era simplesmente um vaso portátil. Ele foi projetado para caber nos casacos ou vestidos. Dentro dele era derramada um pouco de água para que as flores durassem mais tempo.
12. Gancho para botões.

Na época vitoriana, eles se tornaram muito populares. Em roupas muito elegantes com uma enorme quantidade de botões, esses ganchos facilitavam muito o trabalho na hora de as vestir.
13. Xícara para homens com bigode.

Antigamente, o bigode era um elemento-chave na cara de qualquer homem. Para evitar que eles perdessem sua forma elegante quando tomavam copos de chá, estas xícaras foram inventadas.
O que os nossos netos irão pensar quando virem os objetos que usamos hoje? Compartilhe com seus amigos e familiares!