Em vários países, o número de cachorros vivendo nas ruas aumenta a cada dia. O que vem se tornando um grande problema. Muitos governos tentam resolver essa situação por meio de programas humanitários. Por outro lado, apaixonados por animais tomaram iniciativas mundo afora com o intuito de ajudar, da forma que podem, os amigos de 4 patas.
O Incrível.club reuniu, em diferentes países, 10 exemplos de pessoas que resolveram dar uma forcinha para cães que não têm um lar.
1. Brasil
A brasileira Wancleia Soares foi uma das primeiras pessoas a ter uma ideia incrível. Ao perceber que os cães de rua de sua região precisavam comer, ela decidiu instalar um comedouro improvisado em frente ao seu restaurante. E contando com a ajuda de outras pessoas para isso. Wancleia ainda usou o Facebook para divulgar a iniciativa e mobilizar os amigos.“Vamos nos unir para ajudar nossos gatinhos e cachorrinhos de rua”.
2. Bolívia
Na Bolívia, estudantes da Universidade Mayor de San Simón (UMSS) instalaram dois comedouros para comemorar o Dia Internacional do Cachorro de Rua. A necessidade de alimentar os cães que perambulavam pela universidade era urgente. Por isso, as autoridades acadêmicas decidiram apoiar a nobre causa.
3. Peru
Funcionários de uma delegacia de polícia de Monsefú, no Peru, se juntaram à ideia de alimentar cães sem um lar. Eles uniram forças para instalar, em frente à delegacia, comedouros e bebedouros. Sem falar que a página oficial da polícia do Peru não apenas felicitou os funcionários, como a instituição patrocinou a instalação de outros comedouros pelo país.
4. Kosovo
Em Pristina, Kosovo, mais um gesto humano em solidariedade aos cães de rua. A organização Unidos pelos Animais, encarregada de cuidar do bem-estar de bichos sem dono pelo país, divulgou em seu perfil oficial um comedouro improvisado instalado por diferentes comerciantes locais como um gesto de solidariedade.
5. Paraguai
No bairro de San Jerónimo, no Paraguai, a organização chamada Huellitas Felices PY se encarregou da humilde iniciativa de ajudar os cães de rua. E Federico Arias foi responsável por compartilhar no Twitter a ideia colocada em prática.
6. Colômbia
Na Colômbia, há algum tempo, o projeto Comedog se tornou famoso não apenas naquele país, onde já há mais de 450 desses dispositivos, mas também em outros países do continente americano. O Comedog pretende tanto alimentar o maior número possível de animais de rua, como também encontrar um lar para eles e prestar atendimento veterinário.
7. México
A campanha “Alimente um vira-lata” foi criada pela organização Ajudar x Ajudar — Resgatistas Unidos com a ideia de proporcionar comedouros e bebedouros improvisados para animais de rua na região de Matamoros, México. Estudantes e vizinhos da área também se juntaram ao projeto, arrecadando o necessário para alimentar os animais.
8. El Salvador
No Complexo Educativo Católico San José, em Quezaltepeque, El Salvador, alunos tiveram o apoio da comunidade para ajudar cachorros de rua por meio de comedouros improvisados feitos por eles mesmos. Tudo começou com um projeto para o colégio. Mas a iniciativa cresceu e tornou-se o que é hoje. Um dos programas da Organização Alegria em Ação — Food, love and water para animais de rua.
9. Equador
Quito, a capital, parece ser a primeira cidade do país a adotar a iniciativa em favor dos cães de rua, após a ideia fazer sucesso no Uruguai e na Colômbia. A Organização Refúgio Amigos de Isabellatomou a frente para garantir alimentação ao máximo de animais possível, instalando comedouros por toda a cidade.
10. Argentina
Para a veterinária Saint Germain, o cuidado com os animais é fundamental, e isso envolve a alimentação. Na Argentina, como em todo o mundo o índice de animais de rua que não recebem o atendimento adequado é bem alto. Por isso, um veterinário resolveu tomar a iniciativa de instalar um comedouro em frente à clínica para os animais de rua que vivem na região.
E você, é apaixonado por pets? Como poderia ajudar os animais de rua na sua vizinhança? Comente! E compartilhe com seus amigos. Obrigado.
Fonte: Incrível.club